PUB

Fact-Checks

Chá de louro desinflama as articulações e reduz dores no corpo?

3 Dez 2023 - 12:46
falso

Chá de louro desinflama as articulações e reduz dores no corpo?

O louro é conhecido nas redes sociais pelos seus supostos benefícios para a saúde. Aliás, o Viral já desmontou anteriormente algumas alegações falsas sobre o louro (ver aqui, aqui e aqui). 

Desta vez, sugere-se no TikTok que o chá de louro “desinflama as articulações e melhora o relaxamento muscular, reduzindo as dores no corpo”. Mas será verdade?

Beber chá de louro desinflama as articulações e reduz as dores no corpo?

Em declarações ao Viral, Nuno Esteves, ortopedista no Hospital CUF Trindade, adianta que “não existe qualquer evidência de que as folhas, o extrato ou o óleo de louro tenham benefícios na dor e inflamação articular”.

De facto, existem alguns estudos que abordam o “potencial anti-inflamatório” do louro. No entanto, frisa o médico, “não se demonstrou a sua eficácia ou segurança”.

Aliás, acrescenta o especialista, “o chá de louro não tem propriedades reconhecidas pela ciência nesse sentido, portanto, tanto quanto se sabe, nem é benéfico para as articulações”.

Por outro lado, pode haver riscos para a saúde ao optar-se por este tipo de mezinhas não comprovadas. Segundo o ortopedista, seguir estas práticas pode levar o doente a “adiar o tratamento”, o que “poderá agravar o quadro clínico, dificultar o tratamento e resultar numa evolução para dor crónica”.

Quais as possíveis causas de dores nas articulações e musculares?

As dores nas articulações e nos músculos podem ser causadas por diversos fatores. “As causas mais comuns são os traumatismos, transversais a todas as idades”, começa por adiantar Nuno Esteves.

Depois, “em idades mais avançadas, ganham prevalência as alterações degenerativas, como a osteoartrose”. 

PUB

Para mais, “sobretudo em atletas ou pessoas sujeitas a movimentos repetitivos, pode ocorrer dor musculoesquelética em contexto de sobrecarga – associada a tendinites, entesopatias e reações ósseas de stress”, frisa o especialista.

Além disso, “em algumas zonas do corpo pode ocorrer dor por irritação de estruturas nervosas”, sendo mais comum na “coluna”.

Por fim, “infeções, doenças inflamatórias sistémicas ou algumas doenças neoplásicas” são causas possíveis, mas muito mais raras.

O que fazer em caso de dores nas articulações ou dores musculares?

Segundo Nuno Esteves, os “casos ligeiros podem ser tratados em casa, com recurso a meios físicos simples (como gelo, repouso) e analgésicos (como paracetamol)”.

Contudo, “casos mais severos devem ser avaliados e tratados por um profissional de saúde qualificado”. 

O médico aponta quatro circunstâncias em que se deve procurar ajuda médica:

  1. “Sempre que exista um traumatismo importante”;
  2. Quando existem “sinais inflamatórios da articulação (edema, vermelhidão, calor), deformidade da região, ou sintomas associados, como dormência, sensação de choques elétricos e febre”;
  3. “Quando a dor é persistente apesar dos tratamentos iniciais, ou quando o quadro clínico evolui com agravamento progressivo”;
  4. Em caso de dúvida” sobre a gravidade da situação.

Como podem ser tratadas as dores nas articulações e as dores musculares?

Segundo Nuno Esteves, “o tratamento da dor geralmente passa pelo uso de medicação – analgésicos e anti-inflamatórios” – “muitas vezes associadas a medidas físicas como o gelo, o repouso ou a imobilização dos membros”. 

PUB

Em alguns casos, aponta, “estes tratamentos são administrados em colaboração, ou por profissionais de saúde como os enfermeiros, ou fisioterapeutas”.

PUB

Além disso, com frequência, “intervém-se diretamente na causa da dor” e, nestes casos, “o tratamento é específico para cada doente e cada patologia”, refere.

O médico explica ainda que “a maioria das dores osteoarticulares são curáveis”. No entanto, “há casos de evolução para dor crónica, em que o tratamento é mais difícil e poderá passar não por curar, mas por atenuar a dor”, conclui.

falso
3 Dez 2023 - 12:46

Partilhar:

PUB